quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Educação Digital e Desenvolvimento Humano

Rico em conceitos e inovador na abordagem, merece atenção o relatório recém lançado pela CEPAL, PNUD e OIT chamado “Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente: A Experiência Brasileira Recente”.

Começo por destacar o conceito de desenvolvimento humano apresentado: “processo de expansão das escolhas e das capacidades individuais, de tudo aquilo que a pessoa pode fazer e ser na sua vida”. “A verdadeira riqueza de uma nação é o desenvolvimento humano de seus cidadãos”.



Competitividade e as Habilidades do Século XXI

Saiu recentemente o relatório Habilidades do Século XXI, Educação e Competitividade (21st Century Skills, Education and Competitiveness) patrocinado pelas instituições Partnership for 21st Century Skills, Ford Motor Company Fund, KnowledgeWorks Foundation e a National Education Association dos Estados Unidos. Este trabalho analisa o grau de competitividade dos EUA na economia global em função da existência de um sistema educacional voltado às habilidades do século XXI. Se olharmos tais conclusões sob a ótica brasileira, podemos extrair lições importantes e traçar um paralelo com a situação nacional.

Mas, o que são essas habilidades? Além de saber matemática, língua portuguesa e ciências, o aluno precisaria ser exposto a atividades que possam desenvolver (a) seu pensamento crítico e processo de tomada de decisões, (b) sua habilidade em resolver problemas complexos, multidisciplinares e abertos, (c) sua criatividade e pensamento empreendedor, (d) sua habilidade de comunicação e colaboração, (e) maneiras de usar de modo inovador o conhecimento e as informações adquiridas, e (f) sua responsabilidade social como cidadão do mundo.

Um comentário:

marialuizaflorentino disse...

Caroline;adorei o seu blogger,em especial aquele que fala sobre "COMPETITIVIDADE E AS HABILIDADES DO SÈCULO XXI". Ele me lembra de um texto de José Manuel Moran, com o título "Aprendendo com e ao longo da vida". Ambos nos proporcionam a importância de que a educação deve evoluir em todas as áreas, quer pessoais,quer com os animais, com o planeta e com o universo.

Quero informar-lhe de que fiz um novo blogger, porque no blogger antigo o meu e o da Rosângela era um só(rosaluiza2.blogger.com). Agora este é o meu novo blogger: "marialuizaflorentino.blogger.com".

Beijos... Espero continuarmos nos comunicando através da INTERNET.